Cânceres Cutâneos
O câncer de pele é o tumor maligno mais frequente no mundo e a incidência só vem aumentando, porém, com tratamento adequado, a taxa de mortalidade relacionada a este câncer, excluindo os melanomas cutâneos, é a mais baixa.
Os principais fatores de risco para desenvolvimento do câncer de pele são: exposição solar prolongada, pele clara, idade maior que 40 anos, doenças de pele prévias, queimaduras.
A maioria dos tumores de pele, aproximadamente 80%, aparecem na região da face e pescoço, que são as áreas do nosso corpo mais expostas. Com isto, o tratamento tardio das lesões podem provocar sequelas estéticas e funcionais mais aparentes.
O grande vilão dos cânceres de pele é o melanoma cutâneo. Seu tratamento depende do diagnóstico precoce, pois a cura nos casos avançados é muito difícil, além de possuir alto risco de metástase para outros orgãos.
Lesões escuras, irregulares, com crescimento e tamanho maior que 6 milímetros devem sempre ser acompanhados pela cirurgião plástico ou dermatologista.
Com tudo isso, a melhor forma de proteger-se contra o câncer de pele é usar um filtro solar adequado, evitar exposição solar prolongada e acompanhamento médico regular para aquelas pessoas com fatores de risco.
11 . 5082.4886 | 11 . 94562.5000
Rua Borges Lagoa, 564 - CJ 132
Vila Clementino - São Paulo - SP